PREVENINDO O BULLYING NA ESCOLA

O Bullying pode ser considerado um comportamento agressivo praticado de forma direta ou indiretamente por “agressores” que desejam intimidar e causar sensações de medo e ansiedade na vítima, com ameaças verbais e físicas. É uma ação frequente nas escolas e, por isso, de grande importância para ser trabalhada durante o ano letivo.

O Instituto Educacional Dimensão tem como prática preocupar-se com o bem estar de seus alunos e promover a integração destes. A Direção e Coordenação Pedagógica da Escola oportuniza momentos e atividades objetivando prevenir este tipo de prática e incentivar o respeito às diferenças em todos os ambientes. A Escola vem trabalhando, desde o início do ano de 2016, um novo formato com a temática “Bullying”, através do Projeto “Prevenindo o Bullying na Escola”, realizado e orientado pelo Serviço de Orientação Escolar e pela psicóloga Lizandra Farias.

Na sexta-feira, dia 2 de agosto, em fechamento à Semana Cultural Dimensão, os alunos iniciaram a apresentação do Projeto explicando todos os tipos de bullying, situações, consequências e apresentação de uma peça teatral que retratou a vida de um menino vítima dessa prática por muito tempo na escola, o levando ao suicídio, simulando a situação da vítima em sala de aula.

Para encerramento, foi apresentado um vídeo verídico com o relato de uma mãe, Amy Briggs, que perdeu o filho Daniel, de 16 anos, vítima de bullying constante durante a vida. A apresentação emocionou a todos os presentes, funcionários, direção, coordenação, professores e alunos que se sentiram tocados e, de alguma forma, presentes na situação apresentada. O Projeto terá seguimento com trabalhos em sala de aula e vídeos produzidos pelos alunos.

É importante ressaltar o quão é necessária a conscientização dos jovens, tanto na escola e em casa, sobre a forma como a prática dessa violência fere e pode levar a vítima a praticar ações irreversíveis. O agressor e quem condiz com a situação sem denunciar possuem a mesma culpa.

Vamos dizer NÃO ao Bullying!

Busca


Contato

UNIDADE CAMAQUÃ
Rua Álvaro Macedo, 125 - Centro
Camaquã/RS
CEP: 96780-052
Fone: (51) 3671.2321
Email: secretariacamaqua@institutodimensao.com.br

UNIDADE GUAÍBA
Rua Vinte de Setembro, 126 - Centro
Guaíba/RS
CEP: 92704-695
Fone: (51) 3480.3307
Email: secretariaguaiba@institutodimensao.com.br

UNIDADE PELOTAS
Rua Dom Pedo II, 855 - Centro
Pelotas/RS
CEP: 96010-300
Fone: (53) 3027.3191
Email: secretariapelotas@institutodimensao.com.br


Veja Também

Você também pode se interessar pelos assuntos relacionados abaixo: